top of page

DESIGN EDUCACIONAL

 

 

 

 

 

 

       De acordo com a Profa. ANDRÉA FILATRO,  o design instrucional corresponde à “ação intencional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos”.

Design Instrucional x Design Educacional

       Atualmente não existe de fato um consenso entre os estudiosos de educação online com relação as diferenciações entre as expressões design instrucional e design educacional.

Designer Instrucional

       A função do Designer Instrucional, resumidamente, é a de projetar e desenvolver experiências de aprendizagens e exercícios. Ele certifica-se de que o aluno está realmente aprendendo o conteúdo que está sendo ensinado.

Modelos de DI

       Um outro desafio para o designer instrucional é definir,

contemplar e fazer o uso mais adequado de um dos modelos de

Design Instrucional. Os modelos de Design Instrucional de cursos

a distância podem ser classificados como: fixo, aberto e

contextualizado.

 

 

 DI fixo

       O modelo fixo, também definido como “modelo de engenharia” é o tradicional, focado na produção de materiais didáticos reproduzidos em grandes quantidades e podem dispensar a intervenção do professor. A organização do curso, o conteúdo, as abordagens instrucionais e os materiais de aprendizagem são determinados com antecedência.

 DI aberto

       No modelo aberto, também definido como “modelo bricolage” ou “design on-the-fly”  professores e alunos participam de todo o processo. Podem fazer alterações nas atividades durante a sua implementação, o que possibilita personalização e contextualização. Ao professor cabe o papel de facilitador da aprendizagem durante a fase de implementação.

   DI contextualizado

       O modelo contextualizado pode ser definido como “a ação intencional de planejar, desenvolver e aplicar situações didáticas específicas que, valendo-se das potencialidades da Internet, incorporem, tanto na fase de concepção como durante a implementação, mecanismos que favoreçam a contextualização e a flexibilização”.

 

 

 

 

 

 

 

ADDIE

ADDIE é o mod­elo mais con­hecido de Design Instru­cional e de certa forma serve de base para todos os demais modelos.

       Exis­tem muitos mod­e­los difer­entes de Design Instru­cional, mas sem nen­huma dúvida o primeiro mod­elo a ser estu­dado por um Designer Instru­cional deve ser o ADDIE. Em inglês a sigla sig­nifica Analy­sis (Análise), Design (Desenho), Devel­op­ment (Desen­volvi­mento), Imple­men­ta­tion (Imple­men­tação) e Eval­u­a­tion (Avali­ação).

DI e Flipped Classroom ou Sala de Aula Invertida

Pecha Kucha

       O DI e a sala de aula invertida. Para um design instrucional eficiente é necessário que o professor se faça a seguinte pergunta: que tipo de conteúdo pode ser ensinado em sala de aula e que materiais podem ser disponibilizados para que os alunos possam iniciar eles próprios a investigação? 

      Para um entendimento melhor sobre o DI e A Sala de aula Invertida, lançamos mão de um recurso para apresentação em Power Point chamado de Pecha Kucha  (pronuncia-se Pechá Kuchá). Uma apresentação com 20 slides, sendo 20 segundos cada slide, para que no total de 6 minutos e 40 segundos a apresentação atinja seu objetivo e conquiste o espectador. 

bottom of page