TUTORIA E DOCÊNCIA ON-LINE
Educação e Docência na Cibercultura
A cibercultura traz para o aluno a possibilidade de deixar de ser apenas um consumidor de conteúdos para se transformar em um produtor dos mesmos ( emissão) onde o interessante é compartilhar( conexão) tais produções e ser “comprado” por nichos de consumidores que vão surgindo dependendo do interesse que o conteúdo produzido despertar. E assim, vão aparecendo os meu seguidores afinados com o que tenho a dizer ou como digo (reconfiguração).
Papel do Professor é usar a tecnologia para fazer com que os alunos atualizem seus conhecimentos e os virtualizem mais, ou seja, leiam e escrevam mais de forma reflexiva-argumentativa. As tecnologias vão mudando, hoje temos os smartfones, os laptops, os tablets e amanhã não sabemos, porém a formação do indivíduo sabemos que deve estar focada na construção de pensadores reflexivos e que saibam lidar de forma crítica com qualquer tipo de tecnologia que vier.
“Atualizar é ler ; virtualizar é escrever” André Lemos
Características do Professor Virtual Excelente
-
Entender as diferenças entre o ensino presencial e a distância e pode efetivamente implementá-las no desenvolvimento e na facilitação de aulas virtuais.
-
Ser muito motivado e ser um bom motivador para os alunos.
-
Conseguir estabelecer presença logo no início do curso e encoraja os alunos a fazerem o mesmo.
-
Promover a interatividade entre os alunos por meio do desenvolvimento de boas discussões que os encorajem a procurar material de consulta por conta própria.
-
Estar comprometido com esta forma de ensino e usa o ambiente virtual para seu melhor proveito nas aulas online.
-
Entender a importância da criação de uma comunidade e usa um tempo no começo do curso para fazer isso.
-
Incorporar o trabalho colaborativo no desenvolvimento e na entrega de um curso online.
-
Respeitar os alunos como parceiros no processo de aprendizagem.
-
Ser aberto, flexível, compassivo, responsivo e lidera pelo exemplo.
-
Ser ativo e engajado e fornece feedback oportuno e construtivo durante o curso.
Inteligência Coletiva e Educação
A inteligência coletiva é um conceito que descreve um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em suas diversidades.
A inteligência coletiva é “distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”, sendo sua base e objetivo, " o reconhecimento e o enriquecimento mútuo das pessoas.” [...] (Lévy 2003)
Operadores de inteligência coletiva
Os elementos que vão contribuir para a inteligência coletiva nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem são chamados de operadores de inteligência coletiva. Eles são: design instrucional, as mídias, a interação e as comunidades virtuais.
A história da educação a distância está intimamente relacionada com o desenvolvimento das mídias, que passaram da função massiva (unidirecional tendo o professor como o centro) para a função pós-massiva (em rede tendo o aluno como o centro).
Projeto Final
Elaboração, em grupo, de um Plano de Tutoria em parceria com a disciplina de Avaliação.