top of page

Tendências em Tecnologia Educacional

       Nesta disciplina, ministrada pelo Prof. José Moran, através dos textos, fóruns e webconferências pudemos refletir sobre o que hoje significa ser inovador na educação,  sobre o papel do professor, a importância de desenvolver a autonomia do aluno e os desafios neste novo contexto. A proposta dessa disciplina, foi a criação de um blog onde pudéssemos exaltar as tendências que mais se aproximam da nossa prática profissional e também as que nos pareceram mais  instigadoras para implantarmos e inovarmos em nossas atuações profissionais.

       Confira abaixo alguns temas abordados e o blog poderá ser acessado na barra do menu.

 

Ensino Híbrido ou Blended Learning

O Ensino Híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar. 

Metodologias Ativas

Segundo o Professor, Pesquisador e Gestor de projetos de inovação em educação, José Moran, “as metodologias precisam acompanhar os objetivos pretendidos. Se queremos que os alunos sejam proativos, precisamos adotar metodologias em que os alunos se envolvam em atividades cada vez mais complexas, em que tenham que tomar decisões e avaliar os resultados, com apoio de materiais relevantes. Se queremos que sejam criativos, eles precisam experimentar inúmeras novas possibilidades de mostrar sua iniciativa. As metodologias ativas são caminhos para avançar mais no conhecimento profundo, nas competências socioemocionais e em novas práticas” .

Novas Formas de Aprender

 Projeto de vida: O Prof. José Moran em seu artigo Aprendendo a desenvolver e Orientar Projetos de Vida, nos traz a seguinte definição: “Projetos de vida são orientações para que cada aluno se conheça melhor, descubra seus potenciais e os caminhos mais promissores para a sua realização em todas as dimensões. Falamos de projetos de vida, porque eles se refazem, redefinem, modificam com o tempo. Não são roteiros fechados, mas abertos, adaptados às necessidades de cada um. São projetos porque estão em construção e têm dinâmicas que ajudam a rever o passado, a situar-se no presente e a projetar algumas dimensões do futuro.”

 Aprendizagem-Serviço: um método pelo qual os estudantes ou participantes aprendem e se desenvolvem através da participação em serviços conscientemente organizados, que se realizam em uma comunidade e se dirigem a satisfazer as necessidades de dita comunidade; coordena-se com uma escola primária, secundária ou uma instituição de educação superior, ou um programa de serviço comunitário, e com a própria comunidade; ajuda a promover o civismo; integra-se no currículo acadêmico dos estudantes, reforçando-o, ou naqueles componentes educativos do programa de serviço comunitário no qual os participantes tomam parte; e proporciona um tempo estruturado para que os estudantes ou participantes reflitam sobre a experiência do serviço comunitário."

 

 Escola-Cidade: A concepção de Cidade Educadora remete ao entendimento da cidade como território educativo. Nele, seus diferentes espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, que podem, ao assumirem uma intencionalidade educativa, garantir a perenidade do processo de formação dos indivíduos para além da escola, em diálogo com as diversas oportunidades de ensinar e aprender que a comunidade oferece.

 

 

 

 

Espaços Maker: são espaços de experimentação ativa, que se expressam no conceito Fab-Lab e que algumas instituições estão incorporando aos seus projetos pedagógicos.

Um fab lab (Laboratório de fabricação do inglês fabrication laboratory) é um pequena oficina oferecendo fabricação digital(pessoal).

 

 

 

 

 

 

 

Ensino Online

Aprendizagem Móvel ou Mobile Learning: Para proporcionar um ensino à distância mais interativo e dinâmico, tem-se aderido à comunicação móvel via celular, o chamado Mobile Learning (m-learning), a aprendizagem com a utilização de dispositivos móveis e portáteis para facilitar o acesso à informação em programas de ensino.

bottom of page