top of page

       

       As Redes Sociais e os Games, são uma realidade do dia a dia dos nossos tempos, isso é inegável. Então, por que não trazê-los para dentro da sala de aula e tirar o máximo proveito que têm a oferecer? Instigada pelas disciplinas de Games e Redes Sociais, conduzidas respectivamente pelos professores João Mattar e Marilene Garcia no curso de Pós-graduação de Inovações e Tecnologias para a Educação da Universidade Anhembi Morumbi, nasceu o projeto Drops Of Learning, o qual consiste em promover o esclarecimento de palavras confusas em inglês, usando o Snapchat, Whatsapp e o game Cambridge FC.

       Conectivismo

       Em seu artigo sobre conectivismo, George Siemens, coloca: “As necessidades de aprendizagem e teorias que descrevem os princípios e processos de aprendizagem, devem refletir o ambiente social vigente. Vaill enfatiza que “a aprendizagem deve ser um modo de ser – um conjunto usual de atitudes e ações que pessoas e grupos empregam para tentar se manter a par dos eventos surpreendentes, novos, confusos, perturbadores que aparecem sempre...”(1996, p.42)

       Gamificação

       Um novo fenômeno, chamado de gamificação (WERBACH e HUNTER, 2012), que consiste na utilização de elementos dos games (mecânicas, estratégias, pensamentos) fora do contexto dos games, com a finalidade de motivar os indivíduos à ação, auxiliar na solução de problemas e promover aprendizagens (KAPP, 2012). Esse fenômeno vem se espalhando pela educação, aplicado como estratégia de ensino e aprendizagem, dirigida a um público-alvo inserido na chamada geração gamer, e existem resultados positivos sendo obtidos através dessas experiências (SHELDON, 2012).

       O Projeto   

       O projeto consistiu em criar um grupo no whatsapp chamado Drops Of Learning no qual os alunos, que não se conheciam, receberam da professora uma lista de palavras que causam confusão de entendimento. O estudo foi formado por uma corrente de aprendizado e desafio. Aquele que fizesse o vídeo, desafiava um colega a postar outro vídeo e assim sucessivamente. As palavras postadas por um colega não poderiam ser repetidas, ou seja, cada vídeo deveria conter informações novas a partir da lista dada. Cada aluno produzia, no mínimo, dois vídeos, para cada desafio recebido, um com a informação a ser ensinada e outro desafiando uma pessoa do grupo. Os vídeos deveriam conter por escrito as palavras e suas respectivas diferenças para que fossem visualmente impactantes para assistí-los. Além disso, deveriam conter também figuras de “gotas” para simbolizar e marcar o nome do projeto.

     O primeiro vídeo a ser postado foi um da professora como forma de pontapé inicial e incentivo. Ela também poderia ser desafiada a qualquer momento a postar novos vídeos. Todos os componentes do grupo deveriam desafiar uns aos outros e não apenas uma só pessoa, para isso a professora foi a administradora através do whatsapp.

    O grupo no whatsapp serviu como ponto de encontro para distribuição de tarefas, discussões e esclarecimentos sobre dúvidas do conteúdo.

    Os alunos foram instruídos pelo whatsapp a jogarem o Cambridge English FC para complementarem o estudo do conteúdo e deveriam compartilhar no grupo suas vitórias e dificuldades no jogo.

    

Vídeos do Projeto            

       

Redes Sociais e Games

O Projeto no SBGAMES 2106

 

       O Prof. João Mattar sugeriu que fizéssemos uma parceria para inscrevermos o projeto Drops Of Learning no SBGames 2016.

       O SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento reúne pesquisadores, estudantes e empresários que tem os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros.

       O projeto foi aceito como Painel e fará parte dos anais desse importante e tão significativo evento na área de games.

bottom of page