top of page

 

 

 

  PRIMEIRO SEMESTRE

2016

 

       Como professora de inglês há muitos anos, e com muitos cursos na área de idiomas, estava procurando um curso de especialização à distância que estivesse fora da área de letras. Meu interesse por tecnologias também sempre foi grande, apesar de nível básico de conhecimento, sempre fui muito curiosa. Um curso à distancia me daria a real experiência de como é ser um aluno à distância, seus desafios e vitórias. Então, encontrei o curso de Pós-graduação online – Especialização em Inovação e Tecnologias Educacionais da Anhembi Morumbi e me inscrevi.

       Confesso que meu primeiro semestre foi árduo. Entender como funcionava o blackboard e todos os acessos que poderia ter me deixaram muito ansiosa. Os fóruns, então, nem se fale, a cada post dos colegas minha cabeça ia a mil, pois queria ler tudo e responder e interagir com todos, mas era impossível. A ansiedade só aumentava. Até que um dia, em uma aula pelo hangout com o Prof José Moran, a libertação e salvação ocorreram. O prof. Moran disse, do alto da sua imensa e maravilhosa sabedoria, que os conteúdos do curso eram um “cardápio” para que pudéssemos escolher o que nos interessasse mais naquele momento. A partir daí, aproveitei mais o curso e me aprofundei mais nos temas que faziam mais sentido para minha prática profissional ao invés de enlouquecer tentando ler tudo que era postado. Salvei, em arquivos, no entanto, aquele conteúdo que não me aprofundei, nesse semestre, para mais tarde revisitá-los.

       Aprendi que a disciplina e a atenção aos prazos são fundamentais para o sucesso do aprendizado em um curso à distância. A cada semana, um desafio diferente nas disciplinas e que só fazem sentido se você realmente posta suas colocações no devido período. Posts muito atrasados perdem a linha de evolução do aprendizado e interesse dos próprios participantes. Enfim, uma semestre muito produtivo e de muitas descobertas que foram exatamente de encontro às minhas expectativas. Agora, vamos encarar o segundo e último semestre com todo gás e entusiasmo. Dessa vez, mais engajada ainda por conhecer alguns dos participantes e professores pessoalmente por conta do encontro presencial da prova. O que, certamente, dá mais energia, ainda, para a interação entre os colegas e conteúdos.

DESAFIOS

ANGÚSTIAS

CONSCIÊNCIA

EQUILÍBRIO

       

SEGUNDO SEMESTRE 

2016

 

 

 

     

 

       A experiência do primeiro semestre, me fez uma aprendiz muito mais equilibrada e consciente.

       Iniciei o segundo semestre com a certeza de poder escolher o conteúdo que mais me pareceu adequado para minha prática profissional e para saciar minhas curiosidades. A experiência de ser uma aluna a distância, com certeza, me fará uma profissional do ensino a distância muito mais qualificada e preparada para replicar para meus alunos os desafios e dificuldades que tal modalidade de ensino oferece. 

       A sequência das atividades e a leitura dos fóruns, nesse segundo semestre, foram administradas com mais calma e tranquilidade, sem a pressa e angústia que senti no primeiro. Acredito que a palavra-chave para tal equilíbrio tenha sido os ensinamentos do prof. Moran, ao comentar que temos um cardápio de conhecimento que vamos, aos poucos, nos servindo e nos deliciando. É exatamente isso que concluo, esse cardápio está repleto de opções, mas deve ser consumido com cautela e consciência. O que não for possível consumir agora, certamente terá espaço mais tarde para ser devidamente deliciado. Isso quer dizer que, salvei muitos arquivos que não consegui acessar agora, para depois, com mais tranquilidade, acessá-los e aproveitá-los com muito mais equilíbrio e consciência.

bottom of page